Brasão da
família Flor

O brasão familiar é muito mais que uma simples representação gráfica. Ele é um símbolo que transcende gerações, carregando consigo a história, a honra e a identidade de uma família ao longo do tempo. O brasão aqui representado narra a história e a saga da união das famílias Flor e Esser. Foram agregados elementos gráficos a fim de ilustrar vários momentos vividos pelos nossos antepassados.

ESTRELA GUIA: Representa um norte, um ponto de referência confiável e constante nas situações desafiadoras pelas quais nossos antepassados passaram, fornecendo orientação e inspiração na trajetória.

ÁGUIA: Simboliza postura visionária, clareza, perspicácia, sabedoria e coragem dos antepassados. Além disso, é símbolo de liderança, capaz de enxergar o futuro com clareza e guiar sua comunidade em direção a objetivos mais elevados.

LEÃO: Indica coragem, força e proteção. Representa o papel de guardião da família ou linhagem, destacando a importância da proteção dos valores e tradições familiares.

O ESCUDO: Simboliza a proteção e a defesa do portador do brasão. Representa a vontade e a capacidade de defender os valores e a honra da família.

OSTENSÓRIO: Significa o catolicismo e indicando a religiosidade e dedicação às causas da Igreja, aspecto forte e marcante. Simboliza reverência e devoção a Jesus Cristo, acreditando em sua presença real e substancial na hóstia sagrada.

CRUZ TEMPLÁRIA: Representa a busca por melhores condições de vida. Como símbolo histórico, é parte da herança familiar, representando o espírito de aventura, coragem, aspiração à conquista e busca por novos horizontes.

CASA NA COLINA: A casa simboliza a conquista, o aconchego e o abrigo para a família. Está representada à distância, já que as casas costumavam ser construídas longe das estradas, sendo necessário atravessar portões para ter acesso a elas

FLOR-DE-LIS: Representa o sobrenome da família, “FLOR”, refletindo seus valores e crença. Simboliza lealdade, amizade, harmonia familiar e possui uma conexão com a espiritualidade e a religião.


VERDE: Simboliza a renovação e esperança, sendo a cor da natureza. É da natureza que vinha o sustento da família, por meio das plantas, da caça e da pesca. O verde está associado ao crescimento, à renovação e à plenitude, remetendo ao equilíbrio, frescor, harmonia e saúde.

DOURADO: Representa justiça, fé e constância. É a cor do ouro, simbolizando uma vibração elevada, vigor, inteligência superior e riqueza. Transmite luz e prosperidade, construindo confiança, poder, persuasão e energia, qualidades que caracterizam a Família Flor.


VERMELHO: Simboliza grandeza, coragem e valor. É a cor do sangue, representa força e dedicação, além da grandeza e paixão por construir uma vida nova. O vermelho reflete também o amor como base para a construção e manutenção da família.